A Qualidade de Vida da
Pessoa Idosa no Século XXI - PI21

Lions Clube Curitiba Batel tem a satisfação de organizar ciclos de palestras dirigidas a profissionais da área e a todos nós que somos ou seremos parte desse grupo neste século XXI.
As áreas de Saúde Física e Mental e de Direito estão sendo contempladas, mas outros assuntos serão também chamados para entendermos melhor como deve ser a Qualidade de Vida da Pessoa Idosa no Século XXI.
Agradecemos aos profissionais que aceitaram nosso convite e dispuseram de seu tempo para trazer seus pontos de vista sobre tão extenso assunto..

PI21 - Pessoa Idosa do Século XXI
Quinto Ciclo de Palestras

Palestras de 17 novembro de 2022:
"O pedido silencioso de VIVER de quem tem muita história para contar"

O evento terá como Mediadora a Dra. Rosangela Maria Lucinda, Advogada da OAB-PR e Associada ao Lions Clube Curitiba Batel, como coordenadora do Projeto Pessoa Idosa do clube.
Os primeiros participantes poderão ingressar na sala de videoconferência ao vivo, que também será transmitida pelo canal Youtube, ou diretamente neste local.

Palestrantes:

Dr. Marcelo Von Der Heyde:
- Preceptor de residência em Psiquiatria HC-UFPR
- Professor de psiquiatria PUCPR

Dra. Claudimara Zanchetta:
- Musicoterapeuta pela Unespar - FAP/PR
- Psicologia Corporal Reichiana, pelo Centro Reichiano/PR
- Gerontologia Clinica e Social pela Univ. Positivo/ FAVI - PR
- Gerontóloga pela SBGG
- Profª. gerontologia - Faculdade Guilherme Gimbala
- Gerontologia há 19 anos
- Consultoria, treinamento, ILPI,
Atendimento domiciliar e consultório particular

Dr. José Mario Tupiná Machado:
- Médico especialista em Geriatria
- Doutorado em Gerontologia Biomédica
- Supervisor do Programa de Residência Médica em Geriatria e
- Chefe do serviço de Geriatria da Santa Casa de Curitiba
- Professor de Geriatria da PUCPR
- Presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, sessão Paraná
- Coordenador da equipe multiprofissional do Lar dos Idosos do Recanto Tarumã

PI21
flyer
flyer

Entrevista

Aposentadoria Ativa

Aposentadoria Ativa

Assista a entrevista com a Coach, Escritora, Palestrante e Associada ao Lions Clube Curitiba Batel, CaL Ana Teles concedendo uma entrevista à TV NET, canal 525, no último domingo, dia 17/04/2022 com o jornalista e apresentador Mário César Prado.
CaL Ana descreve como conseguir uma Aposentadoria Ativa.

Assista ao vídeo completo das palestras

PI21

PI21
CRIANÇA INTERIOR

Palestra Aconteceu em

DIA 12 DE OUTUBRO A
CRIANÇA INTERIOR ABRAÇA A PESSOA IDOSA!
em comemoração do
DIA 01 DE OUTUBRO É
DIA INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA

PI21
  1. Dra. Rosangela Maria Lucinda -
    Advogada. Secretária da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB. Membro Consultora da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/PR. Diretora Jurídica da Associação Brasileira de Alzheimer Regional Paraná. Coordenadora da Comissão da Pessoa Idosa do Lions Clube Curitiba Batel-LCCB e Conselheira Suplente Sociedade Civil LCCB-CACS FUNDEB Curitiba. 
  2. Dra. Lenice Bodstein -
    Desembargadora e Ouvidora Geral do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Cursou a primeira Turma da Escola da Magistratura do Paraná. É magistrada deste 1986 e atualmente exerce as funções judicantes na 11ª. Câmara do Tribunal de Justiça do Paraná, da qual foi Presidente em uma gestão. Está como Ouvidora Geral e foi responsável pela Coordenação de Enfrentamento da Violência Doméstica Contra a Mulher do Paraná junto ao Conselho Nacional de Justiça, sendo uma das fundadoras e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Familia do Paraná e da Associações de Juízes da Infância e Juventude do Paraná.
    É integrante do Fórum Nacional de Enfrentamento Contra Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, conselheira suplente do Conselho de Apoio à Criança e Adolescente do TJPR e da recente Comissão sobre assédio sexual e moral do TJPR em implantação.
  3. Dr. Luiz Carlos Bettenhheuser Junior  -
    Graduado em Administração pela Universidade Federal do Paraná; Pós-graduado Lato Sensu Especialização em Gestão Administrativa e Tributária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-graduado Lato Sensu Especialização em Administração Pública pela Escola de Administração Pública (EAP) do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP).
    Funcionário público municipal, concursado em 07/11/1992, com atuação nas áreas administrativa e financeira, na sua maior parte em cargos de coordenação e/ou diretivos na Prefeitura de Curitiba (administração direta e indireta). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, especialmente na área Financeira, na gestão orçamentária (execução, planejamento e controle).
    Integrante do Conselho Consultivo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (2003); do Conselho Municipal de Assistência Social (2013 e 2014); Vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba (2015) e por duas vezes presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba (2014 e 2016); integrante do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente de Curitiba (2017).
    Atualmente atua como coordenador financeiro da Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal e da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba.
    Escreve sobre gestão orçamentária no blog Descomplicando o Orçamento do Portal do Envelhecimento.
    Professor Convidado para o Curso de Especialização em Administração Pública promovido pela EAP do IMAP, na disciplina Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas.
    Trabalho premiado em Gestão Pública no XXIII SemeAd, edição 2020, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (USP).
    Pesquisa sobre orçamento público e políticas públicas.
    Nas horas vagas, estuda gestão desportiva na Universidade do Futebol com objetivo de adquirir conhecimentos complementares em outras áreas do conhecimento.
  4. Dra. Adriana Maria de Fávari Viel -
    Advogada com Aperfeiçoamento em Direitos da Pessoa Idosa pela Escola Superior de Advocacia de São Paulo. Presidente do Instituto Brasil dos Direitos da Pessoa Idosa. Membro da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil gestão 2017-2019. Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/SP gestão 2016-2018. Presidente da 166º Subseção Vinhedo/SP, abrangência Louveira gestões 2010-2012 e 2013-2015. Presidente da Associação Comercial e Industrial de Vinhedo/SP gestão 1997-1999.
  5. Prof. CL João Dario de Oliveira -
    Pedagogo pela Universidade Tuiuti PR, pós graduado em Gestão de Políticas Públicas pela UFPR e em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.
    Foi Coordenador dos Consegs na Secretaria de Estado da Segurança Pública/PR. Foi Presidente do Lions Clube Curitiba Batel e da Divisão A-2 do Distrito LD-1 de Lions Clubes Internacional.
  6. Dr. José Augusto Araújo de Noronha -
    Advogado, Diretor Tesoureiro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1995.
    Pós Graduado em Direito Processual Civil pelo IBEJ. Foi Conselheiro Estadual da OAB PR entre 2007-2009.
    Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná 2010-2012 e 2013-2015. Foi Presidente da OAB PR no triênio 2016-2018.
    Atual Diretor-Tesoureiro do Conselho Federal da OAB triênio 2019-2022. Exerce a advocacia na área civil e empresarial, sendo sócio do escritório de advocacia J A NORONHA SOCIEDADE DE ADVOGADOS, com sede em Curitiba - PR.

A Comissão da Pessoa Idosa (PI21) do Lions Clube Curitiba Batel, realizará, virtualmente, no dia 12 de outubro de 2021, evento comemorativo ao
Dia Internacional da Pessoa Idosa
e
Dezoito Anos do Estatuto do Idoso

I - Objetivo

Abordar os efeitos práticos do Estatuto do Idoso no decurso de dezoito anos e questões relacionadas ao envelhecimento.

II – Público-alvo

Pessoas idosas, família, sociedade, estudantes, universitários, instituições de ensino público e particular, profissionais de todas as áreas, entidades governamentais e não-governamentais, integrantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

III – Temas a serem abordados

“Dezoito anos do Estatuto do Idoso – Aplicação – Execução”

“As Pessoas Idosas vítimas de crime”

“Os Direitos Humanos das Pessoas Idosas e o Judiciário”.

“O Envelhecimento digno – Desafios”.

“O Crescimento da Pirâmide Populacional Idosa”.

“O que a Pessoa Idosa espera da Família e da Sociedade”.

VOCÊ É NOSSO CONVIDADO.
EVENTO VIRTUAL PELA SALA ZOOM E YOUTUBE,
ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL.
AGUARDE INDICAÇÕES DE ACESSO. 

IV – Programação

09h45min às 09h55min 
Cerimonial:
Solenidade de Boas-vindas.
Abertura do evento pela Presidente do Lions Clube Curitiba Batel Dra. Maria Lucia Miyake Okumura

10h às 10h25min
Cerimonial: Apresentação curriculo palestrante
Pronunciamento Dra. Rosangela Maria Lucinda
Tema: “Dezoito Anos do Estatuto do Idoso – Aplicação – Execução”

10h30min às 10h55min
Cerimonial: Apresentação curriculo palestrante
Pronunciamento Dra Adriana Maria de Fávari Viel
Tema: “As Pessoas Idosas vítimas de crime”

11h às 11h25min 
Cerimonial: Apresentação curriculo palestrante
Pronunciamento Dra. Lenice Bodstein
Tema: “Os Direitos Humanos das Pessoas Idosas e o Judiciário”

11h30min às 12h
Cerimonial: Apresentação curriculo palestrante
Pronunciamento Dr. José Augusto Araújo de Noronha
Tema: “O Envelhecimento digno – Desafios”

12h05min às 12h30min 
Cerimonial: Apresentação curriculo palestrante
Pronunciamento Dr. Luiz Carlos Bettenhhauser Junior
Tema: “O Crescimento da Pirâmide Populacional Idosa”.

12h35min às 13h
Cerimonial: Apresentação curriculo palestrante
Pronunciamento CL João Dario de Oliveira
Tema: “O que a Pessoa Idosa espera de Família e da Sociedade”

13h15min 
Cerimonial
Encerramento: Presidente do Lions Clube Curitiba Batel
Dra. Maria Lucia Miyake Okumura

PI21

12/10/2021

PI21

12/10/2021

PI21

12/10/2021

PALESTRAS ANTERIORES:

PESSOA IDOSA DO SÉCULO XXI

PI21 LCCBatel

Pandemia II- Ciclo de Palestras Virtuais

Dra. Rosana Bevervanço - A Pandemia e os direitos das Pessoas Idosas. Como garantí-los.

Dr. João Vargas - As Pessoas Idosas. O stress e ansiedade na pandemia. Como superá-los.

Assista ao vídeo clicando no folder

PI21 LCCBatel

Pandemia I- Ciclo de Palestras Virtuais

DIA 14/12/2020: Palestra do Dr. Alessandro Côrtes Carnasciali sobre "Saúde Bucal do Idoso em tempos de Pandemia".

DIA 14/12/2020: Palestra da Dra. Ivete Berkenbrock sobre "Cuidados com as doenças crônicas em tempos de Pandemia".

Dia 08/12/2020 das 14h às 15h30.
CONVITE DE PALESTRA NA UAM:
UNIVERSIDADE ABERTA DA MATURIDADE (UFPR)

"Os Direitos da Pessoa Idosa" com a Advogada e Dra. Rosangela Maria Lucinda, Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná no ano de 1985, Secretária da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do CFOAB, membro-consultora da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-PR e coordenadora da Comissão da Pessoa Idosa do Lions Clube Curitiba Batel.

Dia Internacional da Pessoa Idosa
Primeiro Ciclo de Palestras

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, dia 01/10/2020, o Lions Clube Curitiba Batel realizou o Primeiro Ciclo de Palestras Virtuais com experientes profissionais sobre a Qualidade de Vida da Pessoa Idosa no Século XXI.
O vídeo mostra como foi a realização de tão esperado evento.

Organização e Palestrantes

Lions Clube Curitiba Batel, organizando o evento, com as palavras de Boas Vindas do DG João Jorceli Almeida, Governador do Distrito LD-1 e da Presidente do Lions Clube Curitiba Batl, Companheira Leão Dra. Maria Lucia Okumura, tendo como Moderadora a Companheira Leão Dra. Rosangela Maria Lucinda e palestrante o Companheiro Leão João Dario de Oliveira.
Os palestrantes convidados são:
Dr. José Mario Tupiná Machado, médico especialista em Geriatria, com Doutorado em Gerontologia Biomédica, Professor da Escola de Medicina da PUC-PR e Presidente da ABRAz-PR - Associação Brasileira de Alzheimer do Paraná, entre suas principais atividades e formação.

Dr. Marcos Cabrera, médico Geriatra, com mestrado em Medicina Interna e Doutorado em Cardiogeriatria, Professor de Medicina da Universidade de Londrina, PR, onde atua desenvolve suas funções acadêmicas.

Como foi o Programa

A abertura foi às 14 horas do dia 01/10/2020, conduzida pela Dra. Rosangela Maria Lucinda, Advogada e Secretária da Comissão da Pessoa Idosa da CFOAB e Presidente da Comissão da Pessoa Idosa do Lions Clube Curitiba Batel, atuando como Moderadora na condução dos trabalhos do evento.
A Dra. Maria Lucia Miyake Okumura, Engenheira de Produção, Doutora em Técnicas Assistivas pela PUC-PR, é também Professora dessa instituição de ensino e Presidente do Lions Batel, que fará apresentação do clube dando as boas vindas a todos.
O Governador do Distrito LD-1, DG João Jorceli Almeida apresentará as ações do Distrito LD-1 no atendimento às Pessoas Idosas.

Na sequência, o Dr. José Mario Tupiná Machado discorreu sobre "Envelhecimento Saudável - Fatores pouco Difundidos".

Dr. Marcos Cabrera apresentou sua palestra com o Tema "Saúde e Bem-Estar na Maturidade".

Dra. Rosangela moderou uma pequena sessão de perguntas e fez o encerramento do evento.

I Seminário de Pessoas Idosas do Século XXI
- Nosso Futuro

foi realizado em 24/05/2018, em parceria com
OAB-PR.
Saiba mais aqui.